O alinhamento das correias é um dos fatores decisivos quando o assunto é aumentar a durabilidade do equipamento. Confira 4 dicas que irão ajudá-lo a manter as correias em dia!
#DICA 1 – DE OLHO NO ALINHAMENTO
Para evitar desgastes desnecessários do material, é importante ficar de olho no alinhamento das correias. Para isso, não é necessário o uso de ferramentas especiais. Basta uma linha ou cordão para averiguar algum desvio ao longo da estrutura. O procedimento deve ser realizado tanto para verificar um possível desalinhamento lateral, como longitudinal.
#DICA 2 – CUIDADO COM OS TAMBORES
Os tambores devem estar perpendiculares à linha de centro do transportador e paralelos entre si. Além disso, é primordial que estejam sempre limpos para que não haja acúmulo de material e consequentemente desgaste irregular da correia, alteração no diâmetro e desalinhamento.
#DICA 3 – NÃO SE ENROLE COM OS ROLETES
Os roletes também devem estar perpendiculares em relação à linha de centro do transportador, limpos e girando livremente. Roletes travados, que rodam com dificuldade ou de forma lenta, tendem a causar desgaste irregular e desalinhamento da correia.
#DICA 4 – ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA
Os pesos devem estar bem distribuídos durante o percurso do transportador. A alimentação descentralizada pode gerar uma força desequilibrada no posicionamento do material sobre a linha de centro, causando, assim, o desalinhamento da correia.
Como podemos observar, um correto alinhamento das correias promove uma durabilidade maior do material e consequentemente, menor prejuízo à produção.
Fonte: https://www.metso.com/
Gostou das dicas? Compartilhe nas redes sociais!
Conheça nossos produtos: http://www.multibelt.com.br/produtos/