Correia em PU: diferenciais para a indústria alimentícia

Correia em PU: diferenciais para a indústria alimentícia

post

29 de janeiro

Usada principalmente na indústria de alimentos, como biscoitos, chocolates, balas, doces, batatas fritas tipo palito, frutas cristalizadas e massas, a Correia em PU tem como diferencial a leveza, a atoxicidade e resistência à gordura e ao sal. O material fornecido pela Multibelt atende às exigências do mercado europeu e ainda possui certificação pelo órgão norte-americano FDA (Food and Drug Administration)

O que é Correia em PU?

O objetivo de qualquer correia é automatizar e otimizar o processo de produção, economizando tempo, recursos humanos e materiais e melhorando a segurança, tanto de colaboradores como do próprio produto.  A Correia em PU (Poliuretano Termoplástico) é uma opção versátil e especial para uma área em constante demanda e crescimento: a alimentícia. Isso porque possuem uma boa adaptabilidade a diferentes tipos de temperatura e abrasão. Elas são atóxicas – não contaminam o alimento – e ainda são fáceis de limpar. 

Outra correia semelhante, que também pode ser usada na indústria de alimentos, é a Correia em PVC. Porém, ela não suporta transportar alimentos com sal (nem mesmo biscoitos salgados), sendo mais indicada para produtos de peso médio, como carnes. 

Confira as características da Correia em PVC e compare as duas

A Correia em PU aceita bem diversos tipos de alimentos, incluindo os salgados e com gordura. Ela é voltada ao transporte de produtos leves, como biscoitos, chocolates, macarrão, doces, balas, panetones, ovos de Páscoa, entre muitos outros. Cabe ressaltar, ainda, a versatilidade do material, que se adequa a diferentes necessidades, como maior resistência à hidrólise, maior flexibilidade a temperaturas e resistência à oxidação térmica. Por essas variações, a correia pode ser personalizada para a demanda da produção. 

Esse é o caso das opções: Frayless (que não desfia), Antimicrobial e Antiaderente. Além disso, quanto maior a quantidade de lona, mais resistente ela será no transporte dos alimentos. 

Atenção com a Correia em PU

A Correia em PU não pode ser utilizada em altas temperaturas, como dentro do forno. Na saída do alimento, também é preciso estar atento, pois após o processo de assar (de 200°C a 300°C), o produto em alta temperatura deverá ser transportado em outro tipo de material até o túnel de resfriamento. Apenas depois de frio é que o alimento já processado poderá ser encaminhado ao empacotamento. 

Deste modo, a Correia em PU é indicada para a etapa anterior ao forno. Após o único momento em que é necessária a mão-de-obra humana (normalmente na mistura dos ingredientes), a Correia em PU pode ser perfeitamente usada no transporte da saída da massa crua até a entrada do forno.

Outro ponto de atenção são os fiapos, que podem aparecer e contaminar o alimento se a Correia em PU não estiver bem alinhada.

Diferenciais e certificações

A Correia em PU é considerada uma das melhores opções para o transporte de alimentos leves.  São diversas as normas atendidas, como a Diretiva da EU 10/2011 e a FDA (Food and Drug Administration). Ela é considerada uma correia diferenciada, porque:

  • Resiste ao sal;
  • Alta resistência às gorduras vergetais;
  • Excelente para lavagens diárias;
  • É leve, não precisa de motores potentes para movimentar;
  • É atóxica, não contamina e nem altera as substâncias do alimento.

Encontre Correias em PU na Multibelt

A Correia em PU fornecida pela Multibelt é importada da Europa e da China, mercados reconhecidos do material. São produzidas em uma ou duas lonas de poliéster, com camadas externas de poliuretano da mais alta qualidade – certificado por órgãos internacionais. 

A empresa comercializa o produto nas cores branca e azul, com tecido, podendo ser fosca para a massa não agarrar, ou aderente para o produto ficar mais firme na correia. Todos os  modelos possuem aplicação na indústria de processamento de alimentos.

A Multibelt oferece também personalização, com emendas, guias e taliscas, além das opções:

  • PU Antimicrobial: para evitar mofos e contaminação do alimento;
  • PU Frayless: que não desfia e vem com cobertura antimicrobiana (que protege o produto transportado de uma possível contaminação e prolonga a vida útil da esteira, oferecendo maior eficiência e segurança na produção). O tecido Frayless é ainda antiestático (ISO 284) e atende aos requisitos da FDA e da Diretiva da EU 10/2011.

Veja também