Correia em V: como medir corretamente?

Correia em V: como medir corretamente?

post

07 de abril

Para saber o tamanho da Correia em V que você usará no maquinário, não basta apenas pegar a fita métrica.

Existem diversos detalhes que vão fazer a diferença para que você compre a correia ideal para melhorar o desempenho do motor, evitando desgastes, manutenções desnecessárias e menor vida útil.

Um exemplo é em relação à importância de se pesquisar medidas de acordo com as numerações e recomendações dos fabricantes.

É preciso estar atento à procedência, espessura e tamanho de acordo com as especificações técnicas, como acontece com os produtos da Multibelt.

O que é a Correia em V?

Correia em V existe desde 1917, sendo um dos elementos de transmissão que mais ganhou relevância a partir da revolução industrial. Tem a função de distribuir a transmissão de potência integralmente, facilitando o movimento com menos tensão entre diferentes eixos.

Ou seja, seu papel é transmitir força e movimento entre as polias, por meio do contato delas com a superfície da correia.

Esse tipo de correia foi desenvolvida para que duas ou mais polias fossem acionadas a partir de um mesmo motor.

As polias, por sua vez, são peças mecânicas, como engrenagens, que também visam transferir força e energia cinética.

Deste modo, correia e polia integram um sistema que promove o movimento. São usadas, por exemplo, no setor automotivo, na indústria e principalmente em motores de combustão interna e elétricos.

Como funciona?

Com a capacidade de transmitir até 40% a mais de potência, a Correia em V é um componente básico em vários sistemas mecânicos. Para que seja eficiente, ela deve ter o tamanho adequado, pois só assim irá promover o tensionamento correto.

Entretanto, por mais variados que possam ser os maquinários, existem tamanhos padrões de Correia em V. Portanto, ela não pode ser personalizada.

É preciso encontrar o produto que se encaixe ao equipamento, de acordo com as informações técnicas dos fabricantes (as numerações). 

O que pode mudar entre uma correia e outra são variações no comprimento externo. Ou seja, largura, altura e espessuras são iguais de acordo  com seus respectivos perfis, mas o comprimento externo possui medidas diferentes.

Para funcionar corretamente, é preciso mais que calcular o tamanho, é fundamental entender que o importante é o tensionamento exato. Caso contrário, o sistema de transmissão de potência não terá o desempenho satisfatório.

5 razões para medir a Correia em V

  1. Trabalhar com a tensão adequada, contribuindo com a potência, sem prejudicar a transmissão;
  2. Não exigir demais do motor, pois isso pode ocorrer caso a Correia em V fique esticada demais;
  3. Evitar o patinamento da correia na polia, que pode não conseguir a aderência ideal e causar paradas no processo;
  4. Para promover uma velocidade correta e regular;
  5. Para evitar desgastes desnecessários no motor e polias, diminuindo as trocas de correias, possíveis paradas e aumento de manutenção.

Como medir a Correia em V?

Antes de saber o tamanho da correia, considere o perfil dela, que pode variar de acordo com a polia.

Se for para ter um cálculo detalhado, é preciso medir a potência do motor, a rotação, o tipo de equipamento, o diâmetro das polias, o tempo de serviço e a distância aproximada entre os centros das polias. Ou seja, o perfil da Correia em V deve considerar a potência do projeto e a rotação do motor. Todas, especificações presentes nas máquinas.

Já para saber o tamanho da Correia em V, existem calculadoras e fórmulas prontas na internet que orientam a como fazer o cálculo matemático. 

Porém, a Multibelt dividiu esse processo em passos para ficar mais simples e fácil achar a numeração que você precisa:

Passo a passo de como medir

  1. Em primeiro lugar, você deverá medir a largura superior do perfil em “V” da correia (usando escala em paquímetro ou leitura em milímetros; assim, saberá o perfil da correia a ser pesquisada);
  2. Na sequência, meça a altura da correia entre a face externa e interna (a leitura também é em milímetros; assim, saberá o perfil da correia a ser pesquisada);
  3. Para encontrar o tamanho da circunferência das polias, meça os diâmetros de cada uma, multiplique o número resultante por PI (3,14), some os valores totais e divida por dois. Esse cálculo mostrará o arco de contato total de cada polia; 
  4. Logo após, você deveria medir a distância entre as polias a partir do centro delas, multiplique por dois; 
  5. Some o resultado do passo 3 com o resultado do passo 4;
  6. Transforme a medida de milímetro para polegada (dividindo o valor encontrado por 25,4);
  7. Com base nessas informações (as medidas do comprimento, largura e altura da Correia em V e levando em conta a medida do ângulo do canal da polia), é possível definir o perfil desejado conforme a tabela do fabricante e o tamanho (consulte as opções da Multibelt aqui).

Ou

  • Siga os mesmos passos até passo 2;
  • Use um fio de barbante como se fosse a correia entre as polias, marque ou corte o fio no encontro da circunferência total em volta das peças;
  • Meça o fio de barbante em milímetros;
  • Calcule a medida de milímetros para polegadas (dividindo o valor encontrado por 25,4);
  • Com base nessas informações (as medidas do comprimento, largura e altura da Correia em V), é possível definir o perfil desejado conforme a tabela do fabricante e o tamanho (consulte as opções da Multibelt aqui).

Encontre Correia em V na Multibelt

Multibelt conta com uma equipe especializada para fornecer a Correia em V mais adequada ao seu processo produtivo. 

Se ainda estiver em dúvida sobre medições e qual tamanho escolher, para lhe ajudar entre em contato com nossa equipe e informe a distância entre os centros das polias e o tamanho delas, para que possamos recomendar a correia mais adequada ao seu equipamento.

Veja também