Correia transportadora: conheça o porquê de cada componente

Correia transportadora: conheça o porquê de cada componente

post

26 de janeiro

A Correia Transportadora é um equipamento essencial no processo de movimentação e transporte dentro da indústria. Ligada à maior velocidade e melhor eficiência no transporte de diversos tipos de materiais, leves e pesados, sua qualidade e manutenção são essenciais para um bom funcionamento de todo o sistema de produção.

Antes de tudo, conhecer o que está por dentro da Correia Transportadora é uma curiosidade e também uma das chaves para entender como ela funciona para promover seu melhor desempenho.

Componentes da Correia Transportadora

Em primeiro lugar, prezar pela qualidade da Correia Transportadora é o passo para garantir segurança e um melhor aproveitamento do equipamento. Do mesmo modo, escolher a correia mais adequada, de acordo com as necessidades da carga, trará bons resultados ao processo produtivo. 

Em segundo lugar, para além de movimentar cargas, as Correias Transportadoras precisam transportar os produtos com estabilidade.

Ou seja, isso significa que necessitam absorver a energia do choque dos materiais, evitando ou minimizando perdas e distribuindo melhor as tensões resultantes das resistências. Deste modo, todo material que constitui o equipamento é feito para atender essas necessidades. 

A correia é essencialmente constituída por quatro elementos: 

correia transportadora

  1. Cobertura de borracha superior;
  2. Borracha de ligação;
  3. Carcaça têxtil;
  4. Por fim, cobertura inferior de borracha.

O que é e o porquê de cada componente da correia transportadora

1 – Cobertura de borracha superior

Primeiramente, a Cobertura de borracha superior deve proteger a carcaça têxtil da Correia Transportadora em relação aos produtos transportados, pois mantém contato direto com o mesmo. Ela pode receber um tratamento especial (ver revestimento) contra abrasividade, produtos químicos em geral, oleosidade e chamas. 

Assim, um equipamento de qualidade possui maior durabilidade, pois retarda o envelhecimento gerado pelos materiais transportados (sejam eles quentes, químicos, cortantes etc.) e aquele provocado pelo ambiente (umidade, calor, luz solar). Até mesmo características como baixa inflamabilidade, também podem estar presentes, o que permite ao equipamento transportar materiais até mesmo incandescentes. 

2 – Borracha de ligação

Os componentes da carcaça são ligados por camadas de borracha, de qualidade e espessuras diferentes, adequadas às demandas do que está sendo transportado. Essas camadas de borracha são conhecidas como borracha de ligação. Ela deve proteger a carcaça contra a ação dos roletes. Para isso, precisa ter coesão e flexibilidade para manter a estrutura/carcaça resistente. 

3 – Carcaça têxtil

A carcaça deve resistir aos impactos, trações, rasgos, rompimentos e às características de diversos tipos de produtos que podem ser movimentados pela Correia Transportadora. Também chamada de estrutura, ela pode ser confeccionada em diferentes materiais, lonas sintéticas ou têxteis, fibra de vidro, materiais metálicos, cabos de aço ou uma combinação destes materiais.  

Desse modo, a carcaça é o elemento mais importante de uma correia, pois é responsável por transmitir a força necessária para movimentar a esteira. É um item que fornece resistência à tensão.

Em alguns tipos de fabricação, sobre a carcaça pode existir uma camada de borracha e uma tela suplementar de proteção (breaker) –  conjunto que confere proteção contra os impactos do material transportado, especialmente ao longo da zona de carga. 

4 – Cobertura de borracha

Deve proteger a carcaça de ações do contato direto com a chapa ou polia, tambores e roletes. Para isso, precisa ser responsável em manter o movimento de forma mais regular, garantindo a aderência e evitando o deslizamento da correia na esteira transportadora. 

Correia Transportadora é na Multibelt

Por fim, as Correias Transportadoras possuem vários formatos, materiais e espessuras. Elas podem ser horizontais ou inclinadas, transportadoras ou elevadoras, de nylon ou poliéster (PVC, PU ou Borracha).

As opções da Multibelt possuem ótima adesão entre lonas, baixo índice de estiramento, excelente resistência a tensões e acabamento de primeira linha.

Veja também