Personalização, versatilidade e segurança no transporte interno de produtos, são diferenciais da Correia Transportadora.
A Correia Transportadora faz o transporte de um ponto ao outro, levando produtos dos mais variados tipos, consistências, formatos, tamanhos e pesos.
Por essa razão, as correias precisam ser seguras, versáteis e personalizáveis, para atender a grande demanda existente no mercado.
Continue lendo este artigo e aprenda mais.
Uso da Correia Transportadora nos diferentes processos
Muito comum nas indústrias, beneficiamento, agricultura e logística, a Correia Transportadora possui vários formatos, materiais, espessuras, pode ser na horizontal ou ter algum grau de inclinação, possibilitando sua aplicação nos mais diversos processos.
Além de contribuírem no processo de transporte, os projetos das esteiras podem ainda incluir diferentes tipos de elevações ou divisórias, chamadas de taliscas, que ajudam a fracionar os produtos em quantidades.
Além disso, outro item importante, que torna cada projeto único na instalação da Correia Transportadora, é a guia. As guias são aplicadas em toda lateral e/ou centro da correia, de ponta a ponta, para que ela não se movimente ao longo da máquina, e também para evitar a queda de produtos.
A possibilidade de personalização garante que a empresa/indústria consiga obter um ótimo custo-benefício com a correia de transporte dos produtos, adequando-o aos seus processos.
Por isso, conhecer o tipo de material da correia também é extremamente importante na hora de escolher qual será a melhor opção para o projeto.
Correia Transportadora em PVC e Borracha
O melhor material da Correia Transportadora dependerá do que será transportado, velocidade, temperatura, peso, impacto do carregamento, diâmetro do rolo de tração.
As correias podem ser PVC, PU e Borracha. Enquanto as de PVC e PU são indicadas para processos que necessitam de grande higiene e precauções sanitárias, a de Borracha é voltada para quem precisa de muita resistência, o que também pode variar de acordo com a necessidade.
As de PVC e PU, por exemplo, são recomendadas para trabalhos com alimentos, como massas e biscoitos, além de medicamentos. Outro uso muito comum desse tipo de material, é para o transporte de malas em aeroportos.
No caso do processo da indústria de alimentos, os produtos não podem ter suas substâncias alteradas, nem corroídas e, em diversos casos, a correia precisa resistir às temperaturas de alimentos mais quentes.
As cores das correias são outra característica que pode ser personalizada, porque interfere no processo de produção industrial. Em muitos locais há uma categorização dos produtos e do setor por cores.
Por exemplo, é comum usarem o branco para itens de consumo humano. Desse modo, a cor torna-se um elemento que facilita a identificação.
Diferenciais das Correias
Um dos diferenciais Correia Transportadora de PVC e PU da Multibelt é que atendem às exigências sanitárias:
- Antiestática (ISO 284);
- Diretiva da EU 10/2011;
- F.D.A (Food and Drug Administration).
Já a Correia Transportadora de Borracha é recomendada para os processos que mais precisam de resistência.
Adequadas para produtos de médio a alto peso, que podem possuir pontas, como pedras, e até mesmo serem corrosivos, como o açúcar antes de passar pela refinaria -, e ainda químicos, como o calcário.
Acima de tudo, o material não rasga e suporta médias e altas temperaturas de, aproximadamente, 80°C.
A correia de borracha, no entanto, é constituída de uma cobertura superior de borracha; carcaça têxtil (lonas), borrachas de ligação (intercaladas entre lonas e cobertura) e cobertura inferior de borracha.
Diferenciais da Multibelt: Qualidade e Personalização
O serviço da Multibelt se destaca no mercado pela qualidade. Laudos atestam o atendimento às normas sanitárias e a empresa tem garantia de procedência do fornecedor, com qualidade atestada e comprovada.
Por isso, cada projeto é visto como deve ser: único. Da mesma forma, as Correias Transportadoras são personalizadas conforme o projeto e a necessidade do cliente.
Em outras palavras, quanto mais precisas e atuais forem as informações do cliente, melhor será a personalização: tonelagem, volume, dimensões, densidade, a velocidade necessária no processo, o contrapeso.
Em conclusão, todos esses elementos irão interferir no produto final.
Para ajudar o cliente em tudo isso, uma equipe qualificada oferece suporte pré e pós-venda.