Esteira transportadora industrial: Correia sempre em movimento

Esteira transportadora industrial: Correia sempre em movimento

post

03 de março

Em primeiro lugar, é impossível imaginar o processo de uma fábrica moderna sem o uso de uma Esteira Transportadora Industrial. Ou seja, ela movimenta os mais diversos tipos de matérias-primas e produtos ao longo de toda a cadeia produtiva, fazendo isso de maneira incansável.

Encontrada em todos os segmentos da indústria e até mesmo em outras áreas que precisam do transporte de produtos, sua versatilidade condiz com um mundo em crescente demanda por qualidade e custo-benefício.

Entretanto, para acertar na escolha, é preciso estar atento a todos os itens que compõem o maquinário, como a correia e a esteira transportadora industrial.

O que é Esteira Transportadora Industrial

Antes de tudo, a Esteira Transportadora Industrial é o maquinário usado para movimentar cargas. Nesse sentido, está presente em todo o processo industrial, desde a entrada de matéria-prima (no recebimento), passando pela produção, até a expedição. Composto por várias partes, o equipamento pode ser dividido entre: esteiras, correia com ou sem taliscas e polias. 

Thomas Robins é considerado o inventor das correias transportadoras de materiais pesados. Ele desenvolveu o sistema em 1892, para facilitar o transporte de carvão. Porém, o processo tornou-se famoso pelas mãos de Henry Ford e sua fábrica automotiva. O fordismo transformou-se em sinônimo de uma produção industrial em larga escala e entrou para o imaginário popular. Mas, de lá para cá, muita coisa mudou e cada vez mais o transporte industrial é aprimorado para garantir melhor qualidade de ponta a ponta.

O maquinário permite o transporte de cargas em série, contribuindo assim em um controle maior das cargas e uma produtividade contínua – que, inclusive, pode ser acelerada ou desacelerada conforme a demanda, e com segurança em relação ao produto e à mão-de-obra. Para isso, é importante uma manutenção em dia, o que evita, além de acidentes, paradas imprevistas e gastos extras.

Diversos segmentos industriais utilizam o equipamento, até mesmo armazéns não abrem mão da facilidade em descarregar caminhões com este tipo de maquinário. Mas, para cada área há especificidades que devem ser garantidas a partir do tipo de material que constitui a correia ou esteira.

Funcionamento

São diversos os tipos de matérias-primas utilizadas pelas indústrias para produzir seus produtos, sejam eles da área cosmética, alimentícia, automotiva entre outros. Em cada uma delas há diferentes necessidades, mas todo equipamento que realiza esse transporte é chamado de Esteira Transportadora Industrial.

Às vezes, o transporte da carga deve ser feito sob  chapas ou por rolete. Este é o caso quando se trata do transporte a granel.

Além das chapas e roletes, outro item de grande importância são as correias, materiais responsáveis por promover o movimento das cargas sobre as esteiras:

  • PVC – possui tramas e uma lona por baixo. A chapa desliza de maneira plena e pode ter taliscas, guias ou ser lisa. Quando possui brilho, evita grudar o produto na correia transportadora; quando é fosca, tem maior aderência;
  • PU – também possui o tecido de poliéster ao fundo e pode ter borracha. Esta, por sua vez, tem a capacidade de gravações, película laminada para que possa receber um produto específico e não acumular resíduos do que está sendo transportado, por exemplo, na movimentação de alimentos com defensivos agrícolas;
  • Borracha – recomendada para os processos que mais precisam de resistência. Adequadas para produtos de médio a alto peso, que podem possuir pontas, como pedras, e até mesmo serem corrosivos, como o açúcar antes de passar pela refinaria, e ainda químicos, como o calcário. O material não rasga e suporta médias e altas temperaturas de, aproximadamente, 80°C.

A quantidade de lona e a polegada dela dependem do que será transportado e da velocidade do processo.

Com tantas variáveis e possibilidades de materiais, é fundamental conhecer bem as próprias necessidades e planejar a melhor Esteira Transportadora Industrial para o seu segmento e demanda.

Encontre a melhor correia para a sua esteira transportadora

Em suma, uma esteira sem correia não funciona. A Multibelt oferece as correias que são acopladas à Esteira Transportadora Industrial, em uma ampla variedade de cores e com gravações de taliscas, conforme a necessidade do cliente. O material está disponível nas opções em PVC, PU e Borracha.

Veja também