Uma indústria alimentícia tem o poder de fazer a diferença na redução de perdas de alimentos. Inclusive é uma forma de diminuir os custos e de ser reconhecida pela sociedade. Mas como reduzir o desperdício de alimentos durante a produção? Neste texto, separamos 5 dicas práticas. Boa leitura.
A realidade brasileira em relação ao desperdício de alimentos
Antes de iniciarmos, é válido ressaltar a realidade do Brasil em relação ao desperdício de alimentos.
O nosso país ocupa o ranking dos 10 países que mais perdem alimentos no mundo. Cerca de 35% da produção da indústria alimentícia são desperdiçados todos os anos, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.
Conforme uma pesquisa publicada no “Brazilian Journal of Food Technology”, em 2020, as maiores perdas ocorrem durante a produção, pós-colheita e processamento. Principalmente, nas situações em que o alimento não é colhido ou é danificado no armazenamento, processamento ou transporte.
Esses desperdícios geralmente ocorrem pela ausência ou falhas na infraestrutura da indústria alimentícia.
5 formas de evitar perdas de alimentos durante a produção
O desperdício na indústria alimentícia não impacta somente a sociedade, porém é sinônimo de prejuízos financeiros para a empresa. Logo, solucionar esse desafio aumenta a rentabilidade enquanto realiza-se uma produção mais sustentável.
Vários pilares influenciam diretamente na redução dos desperdícios. Separamos, então, algumas formas de os gerentes de produção evitarem a perda de alimentos na indústria alimentícia:
- Mensure as perdas e identifique suas causas: tão importante quanto resolver o problema, é saber exatamente onde ele se encontra dentro do processo.
Então, por meio dos indicadores, compare as quantidades compradas x produzidas x perdas/refugos e identifique as causas. Por exemplo:
- Excesso na produção;
- Defeitos nos insumos;
- Movimentação ineficiente;
- Falhas no controle de estoque;
- Falta de treinamento da equipe;
- Maquinários quebrados etc.
- Controle o estoque: assegure um controle de estoque eficaz e tenha o suporte de softwares para essa gestão. Dessa maneira, evita-se:
- Desperdício de estoques parados;
- Vencimento de alimentos;
- Exageros na compra de matéria-prima e insumos.
3. Treine a equipe: para reduzir o desperdício de alimentos durante a produção, é muito importante que as pessoas saibam fazer o uso correto das máquinas, equipamentos e softwares envolvidos no processo produtivo.
Lembre-se que bons resultados na indústria alimentícia também dependem de colaboradores capacitados.
4. Otimize a produção: o layout fabril na indústria alimentícia, que abrange desde a entrada de materiais até a expedição final, deve ser planejado para que não ocorra movimentação desnecessária dos produtos.
Invista também em equipamentos e maquinários de alto desempenho para maximizar a produtividade e reduzir o desperdício de alimentos.
5. Realize manutenções: é importante realizar manutenção não apenas nas máquinas em si, mas também nas correias, esteiras, polias etc. Já que a falha em algum componente pode interromper toda a produção na indústria alimentícia.
Para inspecionar as correias transportadoras, baixe o nosso “GUIA DE INSPEÇÃO”.
Lembrando que existem três tipos de manutenção:
- Corretiva: corrige falhas de maquinários já ineficientes ou quebrados. Pode causar paradas operacionais e prejuízos na qualidade do produto;
- Preventiva: significa não esperar a quebra para corrigir, mas realizar manutenção periódica para evitar falhas dos maquinários e seus componentes (correias desalinhadas, desfiamento das borda que ocasiona a proliferação de microorganismos, entre outros);
- Preditiva: o objetivo é seguir a indicação do fabricante em relação à manutenção para evitar danos. Esse acompanhamento, então, ajuda a prever possíveis defeitos no equipamento.
Recomendamos que você estabeleça um cronograma de manutenção para prevenir danos maiores em sua indústria alimentícia.
Soluções para a indústria alimentícia
Além de colocar as dicas acima em prática para reduzir perdas de alimentos, recomendamos movimentar os produtos com correias de alta performance, como as da Multibelt:
- Correia em PVC/PU, pode conter guias e taliscas que favorecem a redução no desperdício de alimentos que garantem uma movimentação ordenada, constante e segura dos alimentos. São certificadas pela FDA e seguem os mais rígidos controles de qualidade do mercado europeu;
- Correia em V para aumentar a transmissão de força na movimentação de cargas. Caso você tenha dúvidas em como medir a Correia em V para fazer o pedido correto, clique aqui;
- Correia em PVC para transporte e elevação de açúcar para auxiliar na produtividade e segurança nas refinarias.
Eleve a produtividade na sua indústria alimentícia com as correias da Multibelt.