A importância da manutenção na indústria, com foco no comportamento preventivo
De acordo com o Grande Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, “manutenção” significa “ato ou efeito de manter(-se)”, ou ainda “ato de fazer perdurar algo em determinado estado; preservação”.
A palavra também define aquilo que dá “apoio, suporte, sustentação”, além de estar relacionada com “ação de administrar, gerenciar; gerenciamento”.
Já a palavra “prevenção” é um “conjunto de medidas ou preparação antecipada de (algo) que visa prevenir (um mal)”.
Ou seja, na rotina de uma grande indústria, por exemplo, manter o equipamento em seu estado original – ou o mais próximo disso – prevenir, cuidar, dar suporte e gerenciar com excelência, são comportamentos que estimulam a manutenção e a preservação da “saúde” da empresa como um todo.
Prevenir ainda é o melhor remédio. O empresário que prefere remediar, ao invés de prevenir, provavelmente ainda não percebeu o ônus desse comportamento. Trocar ou consertar um equipamento aos 45 do segundo tempo, implica em perdas financeiras – às vezes irremediáveis – além de “manchar” a imagem da empresa junto ao consumidor.
Verificar o maquinário diariamente – e as peças que o compõem – pode prevenir acidentes, além de evitar gastos elevados. Uma visão global da administração, que inclui o investimento no capital humano – além do material – é tão fundamental quanto monitorar o funcionamento dos equipamentos.
Investir em cursos de atualização e comportamento preventivo pode ser a “peça” fundamental quando o assunto é manutenção industrial. Funcionários bem preparados – e motivados – tendem a cuidar melhor de suas ferramentas de trabalho, além de evitar riscos desnecessários.
Portanto, não hesite em prevenir! Cuidar e investir na manutenção ainda é o melhor remédio!
Leia todas as novidades: http://www.multibelt.com.br/novidades/