O que é polia e quais são os principais tipos?

O que é polia e quais são os principais tipos?

post

15 de março

Em primeiro lugar, se você conhece os conceitos da Física, vai entender facilmente sobre o que é polia. Todavia, mesmo sem fazer contas matemáticas é possível compreender sua utilidade e aplicações.

Assim, neste texto, apresentamos as informações básicas para você entender o que é polia e o quanto essa inovação tecnológica simples – e que há muito tempo é utilizada – mudou a forma como movemos as coisas.

Desde já, convidamos você para que continue lendo este artigo e, ao final dele, entre em contato com nossos especialistas para mais informações. 

O que é polia

Também chamadas de roldanas, as polias são peças mecânicas em formato de disco por onde passam cordas, cabos ou correias.

Antecipadamente, é importante saber que suas principais funções são:

  1. Tornar mais fácil e cômodo deslocar objetos;
  2. Igualmente, reduzir a força necessária para deslocar objetos.

Ou seja, para conseguir isso, a polia pode ser:

Fixa – tem seu eixo fixo no teto ou algum outro local. A força aplicada é a mesma que se o objeto fosse erguido diretamente. Ou seja, esse tipo de polia não diminui a força a ser aplicada. O benefício é simplesmente a comodidade em suspender objetos e posicioná-los em local desejado.

Móvel – a polia móvel não possui um sistema de fixação. Com isso, cada polia móvel que integra um projeto, diminui pela metade a força necessária para levantar um objeto. Deste modo, quanto mais roldanas móveis, menor será a força necessária sobre o sistema.

As polias podem ser usadas sozinhas ou em conjunto.

Um sistema de polias Cadernal possui várias polias móveis e o mesmo número de fixas; já o sistema de Talha configura-se em várias polias móveis e uma polia fixa.

Da mesma forma, tudo isso acontece devido a conceitos físicos de Força e Peso, a partir das Leis de Newton. Pode parecer difícil compreender sobre polias, mas na verdade elas estão muito presentes no dia a dia das indústrias. Acessíveis para todas as pessoas.

Indústria: para o que servem as polias?

Quem já trabalhou em grandes indústrias e logística, com certeza conhece de perto sobre as características das polias. Elas estão por toda parte: em sistemas de elevação, máquinas e esteiras transportadoras.

Polias em esteiras transportadoras

De modo genérico, quando se trata de polias industriais, usadas em esteiras transportadoras, existem alguns detalhes específicos.

Elas não deixam de ser um dos principais elementos para transferir força e energia cinética.  Mas, dependendo de sua aplicação, o acionamento pode ser feito por uma correia, corda ou corrente metálica.

Deste modo, existem diferentes modelos. A escolha por um tipo dependerá da necessidade do sistema – o que determinará, inclusive, qual a melhor correia a ser utilizada.

Assim, entre as polias estão peças lisas, com ranhuras e as com múltiplos canais. Os tipos são:

  • guia;
  • formato de V simples;
  • formato de V múltipla;
  • para correia dentada;
  • para correia redonda;
  • escalonada com aro plano;
  • por fim, escalonada com aro abaulado.

O que é polia: consulte o catálogo Multibelt para saber mais.

Em suma, a melhor correia para polia está na Multibelt

Ao longo deste texto, apresentamos o que é polia e suas aplicações na indústria. A Multibelt é fornecedora de correias transportadoras para as mais diversas necessidades dos clientes e tipos de polias existentes.

Mas vale ressaltar que, para o bom funcionamento de um sistema de transporte, é importante realizar manutenções periódicas e investir em bons materiais e equipamentos. 

Ou seja, não basta se preocupar apenas com as polias, mas também com todo o conjunto que envolve seu funcionamento e acionamento.

Entre em contato para conhecer o catálogo de correias da Multibelt.

Veja também