Plano de Manutenção de Correia Transportadora

Plano de Manutenção de Correia Transportadora

post

10 de dezembro

A prevenção é a melhor estratégia para quem não quer sair no prejuízo, por isso, ter um Plano de Manutenção de Correia Transportadora é imprescindível. As correias são peças muito resistentes e nem sempre é fácil se lembrar que, como qualquer outro item de maquinários, elas precisam de cuidados.  No seu desempenho diário, as correias podem rasgar, os rolos podem atravessá-las, além de sofrer rupturas. Para que isso não ocorra e que a despesa com os reparos não sejam ainda maiores, ter um checklist de manutenção é a melhor opção.

Por que investir em um Plano de Manutenção de Correia Transportadora?

Imagina um compromisso que não poderá ser cumprido porque houve um problema no seu maquinário. Algo que você poderia ter previsto, mas que passou batido. Esse é um dos piores pesadelos de empresários e produtores. Por isso, investir em um Plano de Manutenção de Correias Transportadoras, colocar a inspeção e a manutenção no planejamento da empresa, garantirá sonos mais tranquilos e um melhor proveito do equipamento – evitando prejuízos e respeitando os prazos dos clientes.

A Correia Transportadora é muito comum nas indústrias de beneficiamento, agricultura e logística, no transporte de materiais e produtos. Pela grande demanda, possui vários formatos, materiais, espessuras e formas de instalação – na horizontal ou com algum grau de inclinação. É, portanto, um item comum e importante dentro do sistema produtivo e logístico das empresas. Sua tecnologia é de fácil manutenção e pode até mesmo ser feita por funcionários – desde que tenham conhecimento e os equipamentos corretos.

Conheça mais sobre as Correias Transportadoras

Existem dois tipos de manutenção: a corretiva, quando acontece algum imprevisto; e a preventiva, feita com planejamento. Enquanto a corretiva penaliza a empresa com o inesperado – parada de máquinas e da produção, urgência na contratação de serviços, peças, custo elevado -, a manutenção preventiva pode ser planejada, orçada e agendada para ser feita pelos próprios funcionários da empresa ou prestadores de serviços. Deste modo, investindo no Plano de Manutenção de Correia Transportadora, é possível evitar:

  • Alto custo de manutenção e reposição de peças;
  • Parada não programada de produção e serviços;
  • Acidentes com os produtos transportados.

Como realizar um Plano de Manutenção

O rasgo longitudinal irregular é visto por especialistas como um dos piores acidentes que podem acontecer, pois é de difícil resolução. Mas também existem outros tipos de rasgos, desgastes, raspadores não funcionando, rolos travados, vazamentos, entre outros problemas, que podem afetar o desempenho da correia e o seu futuro. Por isso, a importância de um Plano de Manutenção de Correias Transportadoras.

Tudo isso pode ser evitado se for feita a manutenção preventiva, pelos funcionários da própria empresa. Para isso, é necessário fazer um checklist de todas as etapas do Plano de Manutenção de Correia Transportadora. 

Baixe o guia com uma relação de itens a serem inspecionados.

Plano de Manutenção de Correia Transportadora: Mão na Esteira!

Após a inspeção, é possível fazer uma manutenção mais precisa. No caso de rasgos,  são necessários: EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), alguns prendedores de reparo de rasgo (adequados ao tipo de correia) e algumas ferramentas para instalar esses prendedores. De maneira geral, os fixadores de placa sólida de parafuso padrão podem ser usados ??em pequenas perfurações, assim como rasgos nas bordas e longitudinais.

Caso não tenha pessoal capacitado para o processo, busque uma empresa ou prestador de serviço que sejam qualificados. Faça um plano de manutenção de correia transportadora e previna-se contra os imprevistos.

Veja também