Plenário aprova Dia Nacional do Plantio Direto

Plenário aprova Dia Nacional do Plantio Direto

post

23 de outubro

Sistema Brasileiro de plantio ganha data oficial de comemoração por sua relevância

EM 2023 O DIA DO PLANTIO DIRETO SERÁ COMEMORADO NO BRASIL

 

O Plenário aprovou em 2023 a oficialização do Dia Nacional do Plantio Direto (23/10), o projeto de lei institui a celebração anual da data, com direito a ações que contribuam para a universalização desta prática.  

Eventos, seminários, comemorações e palestras sobre o plantio direto para técnicos e produtores, serão protagonizadas no dia 23 de outubro.

 

PLANTIO DIRETO

 

O movimento do Plantio Direto teve seu marco em 23 de outubro de 1972, quando o visionário agricultor Herbert Bartz lançou as sementes de uma revolução na fazenda Rhenânia, em Rolândia, Paraná. Naquele dia, Bartz desafiou convenções e deu início a uma transformação global que contagiou agricultores, pesquisadores, técnicos e empresas agrícolas.

Esse conceito evoluiu, durante os anos 70, para o Sistema Plantio Direto, guiado por princípios fundamentais: mínima perturbação do solo, constante cobertura do solo (viva e morta), e a diversificação de culturas, incluindo as de cobertura.

O modelo de agricultura brasileira baseado no Plantio Direto recebeu o reconhecimento da FAO, tornando-se uma referência global devido ao seu papel crucial na preservação do solo e sua viabilidade para propriedades de todos os tamanhos, culturas diversas e sistemas integrados.

O modesto começo de 200 hectares em Rolândia, 50 anos atrás, floresceu para mais de 33 milhões de hectares no Brasil, impulsionando não só as colheitas, mas também a competitividade dos sistemas agropecuários.

Hoje, o Plantio Direto é uma pedra fundamental da agricultura sustentável no Brasil, graças à visão pioneira de Herbert Bartz. Seu legado continuará a nutrir a missão de prover alimentos em abundância e qualidade. 

AGORA É OFICIAL!

Dia 23/10 A Multibelt comemora o dia do Plantio Direto com você!

 

Veja também