Sistema Brasileiro de plantio ganha data oficial de comemoração por sua relevância
EM 2023 O DIA DO PLANTIO DIRETO SERÁ COMEMORADO NO BRASIL
O Plenário aprovou em 2023 a oficialização do Dia Nacional do Plantio Direto (23/10), o projeto de lei institui a celebração anual da data, com direito a ações que contribuam para a universalização desta prática.
Eventos, seminários, comemorações e palestras sobre o plantio direto para técnicos e produtores, serão protagonizadas no dia 23 de outubro.
PLANTIO DIRETO
O movimento do Plantio Direto teve seu marco em 23 de outubro de 1972, quando o visionário agricultor Herbert Bartz lançou as sementes de uma revolução na fazenda Rhenânia, em Rolândia, Paraná. Naquele dia, Bartz desafiou convenções e deu início a uma transformação global que contagiou agricultores, pesquisadores, técnicos e empresas agrícolas.
Esse conceito evoluiu, durante os anos 70, para o Sistema Plantio Direto, guiado por princípios fundamentais: mínima perturbação do solo, constante cobertura do solo (viva e morta), e a diversificação de culturas, incluindo as de cobertura.
O modelo de agricultura brasileira baseado no Plantio Direto recebeu o reconhecimento da FAO, tornando-se uma referência global devido ao seu papel crucial na preservação do solo e sua viabilidade para propriedades de todos os tamanhos, culturas diversas e sistemas integrados.
O modesto começo de 200 hectares em Rolândia, 50 anos atrás, floresceu para mais de 33 milhões de hectares no Brasil, impulsionando não só as colheitas, mas também a competitividade dos sistemas agropecuários.
Hoje, o Plantio Direto é uma pedra fundamental da agricultura sustentável no Brasil, graças à visão pioneira de Herbert Bartz. Seu legado continuará a nutrir a missão de prover alimentos em abundância e qualidade.
AGORA É OFICIAL!
Dia 23/10 A Multibelt comemora o dia do Plantio Direto com você!